Conceitos
Avaliação: Reflexão crítica
sobre todos os momentos e factores que intervêm no processo
didáctico a fim de determinar quais podem ser, estão sendo ou foram,
os resultados do mesmo.
Avaliação Sumativa: A
avaliação tradicional realizada nas escolas. Aplica-se no final de
cada período de aprendizagem. A sua finalidade é fundamentalmente
selectiva: procura determinar a posição de cada aluno no grupo
(Turma). Esta classificação tem em vista a sua promoção no final
do ano escolar, e respectivo posicionamento em determinados níveis de
eficácia da aprendizagem, segundo uma escala de amplitude variável:
reprovado ( não cumpre os objectivos), aprovado ( cumpre os
objectivos de forma suficiente, boa, muito boa, etc ).
Avaliação Diagnóstica: Esta
avaliação realiza-se em geral no inicio da aprendizagem, ou em
determinados momentos do seu processo. A sua finalidade consiste em
determinar o grau de preparação do alunos antes de iniciar uma dada
unidade de aprendizagem, identificando as suas dificuldades, assim
como detectar os erros que vêm sendo cometidos ao longo do seu
processo formativo. Com base nesta informação o docente pode com
maior rigor introduzir as correcções necessárias na planificação
das suas aulas para um dado grupo de alunos, prevendo nomeadamente a
realização de actividades específicas.
Avaliação Formativa: Esta
avaliação realiza-se durante o próprio processo didáctico, e têm
como finalidade o seu aperfeiçoamento. Possui, em geral, um carácter
muito específico, pois o seu objectivo é detectar os erros que
estão a ser cometidos quer pelo alunos, quer pelo professor. A
observação das aulas é um dos procedimentos mais comuns deste tipo
de avaliação.
Carlos Fontes