Avaliação na Disciplina de Filosofia

1. Testes

Serão realizados dois testes sumativos, previamente marcados, no 1º. e 2º. períodos. No 3º. período, pode justificar-se apenas a realização de apenas um teste. Os testes serão classificados na escala de 0 a 20 valores.

 

2.Parâmetros de Avaliação:

 

Aquisição, Compreensão e Aplicação de Conhecimentos.

 

O aluno sabe: 1. Ler e interpretar os textos filosóficos de forma a adequada e expressar-se de forma correcta: 2. Reproduzir, relacionar e integrar os conhecimentos; 3. Utilizar os conhecimentos adquiridos; 4.Aplicá-los a novas situações; 5.Orientar-se em situações problemáticas que requeiram poder de análise, síntese e crítica.

Participação em Trabalhos

O aluno participa: 1.Mostrando interesse e acompanhando os trabalhos em curso; 2.Demonstrando autonomia; 3.Manifestando uma atitude e um comportamento cooperante; 4. Realizando as tarefas propostas.

Progresso no Processo de Aprendizagem

O aluno progride: 1.Na aquisição, compreensão e aplicação dos conhecimentos; 2.Na participação dos trabalhos.

3.Peso Relativo dos Parâmetros

Na classificação do período e anual, o primeiro parâmetro tem um peso determinante, sendo os restantes, no entanto, tidos em conta na classificação final.

 

 

Conceitos

Avaliação: Reflexão crítica sobre todos os momentos e factores que intervêm no processo didáctico a fim de determinar quais podem ser, estão sendo ou foram, os resultados do mesmo.

Avaliação Sumativa: A avaliação tradicional realizada nas escolas. Aplica-se no final de cada período de aprendizagem. A sua finalidade é fundamentalmente selectiva: procura determinar a posição de cada aluno no grupo (Turma). Esta classificação tem em vista a sua promoção no final do ano escolar, e respectivo posicionamento em determinados níveis de eficácia da aprendizagem, segundo uma escala de amplitude variável: reprovado ( não cumpre os objectivos), aprovado ( cumpre os objectivos de forma suficiente, boa, muito boa, etc ).

Avaliação Diagnóstica: Esta avaliação realiza-se em geral no inicio da aprendizagem, ou em determinados momentos do seu processo. A sua finalidade consiste em determinar o grau de preparação do alunos antes de iniciar uma dada unidade de aprendizagem, identificando as suas dificuldades, assim como detectar os erros que vêm sendo cometidos ao longo do seu processo formativo. Com base nesta informação o docente pode com maior rigor introduzir as correcções necessárias na planificação das suas aulas para um dado grupo de alunos, prevendo nomeadamente a realização de actividades específicas.

Avaliação Formativa: Esta avaliação realiza-se durante o próprio processo didáctico, e têm como finalidade o seu aperfeiçoamento. Possui, em geral, um carácter muito específico, pois o seu objectivo é detectar os erros que estão a ser cometidos quer pelo alunos, quer pelo professor. A observação das aulas é um dos procedimentos mais comuns deste tipo de avaliação.   

 Carlos Fontes

 

 

Carlos Fontes

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