Pensamento e Linguagem
|
n O pensamento e a linguagem não se podem separar, porque a linguagem funciona como o suporte do pensamento. Não há pensamento fora da linguagem, nem linguagem sem pensamento. Sim ou Não n A linguagem de instrumento e exteriorização do que pensamos. Sim ou Não n O discurso é uma sequência ordenada de palavras, com uma dimensão superior a uma frase? Sim ou Não n Considerando as dimensões do discurso que estudaste - Expressiva, Lógico-Racional, Apofântica, Comunitária... -, identifica as seguintes dimensões: 1. "Todo o discurso é sempre uma manifestação pessoal e subjectiva das emoções, dos pontos de vistas, das razões, dos argumentos, dos diversos sujeitos". Comunitária? Lógico-Racional ? Expressiva ? Apofântica ? 2. "Todo o discurso implica sempre um movimento do nosso pensamento. A nossa razão discorre de uma proposição a outra procurando estabelecer um encadeamento lógico, uma dada sequência".Comunitária? Lógico-Racional ? Expressiva ? Apofântica ? 3. "Todo o discurso é um dizer sobre a realidade. É esta dimensão, também designada por C. Buhler de representativa, que nos permite referir a verdade ou a falsidade das coisas ou dos acontecimentos tal como se nos apresentam. O nosso discurso traduz sempre a nossa representação do real". Comunitária? Lógico-Racional ? Expressiva ? Apofântica ? 4. "Tudo o que o nosso discurso enuncia é prefigurado pelas estruturas da nossa língua materna. Encontrámos tal língua à nascença e não fomos nós que a inventamos. Ela é fruto da comunidade onde nascemos". Comunitária? Lógico-Racional ? Expressiva ? Apofântica ? n Todo o discurso é constituído por signos? Sim ou Não n Através do uso dos signos os indivíduos comunicam entre si e estabelecem contacto com a realidade? Sim ou Não n A semiótica é a ciência dos signos? Sim ou Não n A sintaxe estuda as relações do signos entre si? Sim ou Não n A semântica estuda os signos na sua relação com os utilizadores? Sim ou Não? n A pragmática estuda a relação dos signos com o seu significado? Sim ou Não? n A semântica estuda a noção de verdade? Sim ou Não n Identifica entre os seguintes enunciados aqueles que são susceptíveis de de uma análise pragmática: 3. Ajudas-me neste trabalho? Sim ou Não
|
Noções Básicas de Lógica ( I )
|
n A lógica ajuda o espírito a distinguir o verdadeiro do falso? Sim ou Não n A lógica é a ciência que permite descobrir e formular as leis do pensamento válido? Sim ou Não n A lógica formal ocupa-se do conteúdo do raciocínio? Sim ou Não? n A lógica material ocupa-se das regras do raciocínio válido? Sim ou Não? n Considera as seguintes afirmações e classifica-as segundo a sua validade formal e material: 1. Os primeiros homens chegaram à Lua no ano de 1500. V. Formal ou V.Material? 2. Nenhuma mulher sabe nadar. Joana é mulher. Joana não sabe nadar. V. Formal ou V.Material? 3. Todo o homem é mortal. Manuel é homem. Manuel é mortal. V. Formal ou V.Material? n Um pensamento ou um discurso sem contradições é aquele obedece aos três princípios fundamentais enunciadas por Aristóteles. Identifica estes princípios: 1. "O que é é e o que não é não é". Princípio da Identidade ? da Não-Contradição? ou do Terceiro Excluído? 2. "É impossível que algo seja e não seja ao mesmo tempo". Princípio da Identidade? da Não-Contradição? ou do Terceiro Excluído? 3. "Uma qualquer coisa deve ser ou afirmada ou negada". Princípio da Identidade ? da Não-Contradição? ou do Terceiro Excluído?
|
História da Lógica
|
n Aristóteles foi o criador da lógica. Sim ou Não n A História da Lógica pode ser dividida em três grandes períodos- Clássico, Moderno e Contemporâneo. Com base nesta divisão responde às seguintes questões: 1.O período clássico começa no século: IV a.C ? XIX ? XX? Termina no século: XVII? XIX? XX? Predominava a Lógica Aristótélica ou a Lógica Matemática? 2.O período moderno caracteriza-se por: a) a ligação entre a lógica e a matemática? b) o afastamento entre a lógica e a matemática? 3. O período contemporâneo começa no século: XVIII? XIX? XX? Neste período assiste-se á expansão e generalização da lógica: Aristotélica ou matemática? n A lógica tem sido aplicada em muitas ciências e tecnologias. Identifica a opção errada: cibernética, informática, ergonomia, inteligência artificial.
|
Noções Básicas de Lógica ( II )
|
n Termo e conceito são a mesma coisa. Certo ou errado. n Ideia ou Conceito é uma representação mental da essência de uma coisa. Certo ou errado n O termo é a expressão verbal de um Conceito. Certo ou errado n Um conceito só pode ser expresso através de uma única palavra (termo). Certo ou errado. n Identifica as palavras ou frases que não podem ser consideradas como conceitos: livro; estou óptimo!; porta-chaves; leão; banco; n Considera os seguintes conceitos: Ser; Ser Vivo, Animal, Animal aquático, Cetáceo, Baleia. Identifica apenas o que possui maior extensão e o de maior compreensão. n Definir é dizer o que uma coisa não é. Certo ou errado. n Analisa a seguinte lista de definições e indica as que consideras correctas ou incorrectas.
n As definições podem classificar-se em reais (essenciais), nomimais e descritivas. 1. Chamam-se descritivas quando analisamos o significado de um termo? certo ou errado 2.As descritivas são aquelas que fazem um levantamento das características constantes das coisas? n Quais das seguintes frases não podem ser consideradas enunciados de um juízo:
n Classifica quanto à quantidade as seguintes proposições:
n Classifica quanto à qualidade as preposições:
n Classifica as seguintes proposições quanto à relação entre a qualidade e a quantidade, aplicando os símbolos A,E,I,O :
n As inferências podem ser imediatas ou mediatas.
n Assinala as conversões de proposições que são válidas:
n Assinala as inferências por oposição que são válidas.
n Identifique as inferências indutivas e as dedutivas
|
Silogismo
|
n Tipos de silogismo:
n No seguinte silogismo identifica o termo maior, o médio e o menor.
|
Em Construção! Espera um pouco. |
Carlos Fontes