Navegando na Filosofia. Carlos Fontes

Identifica e descreve as principais teorias   científica sobre o conhecimento.

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Síntese da Matéria

Teorias sobre o Conhecimento

 

 

1.As teorias explicativas sobre o conhecimento  foram sempre um tema central na história da filosofia, e mais recentemente, também na ciência. As perspectivas da ciência não são, como é obvio, coincidentes com as da filosofia.

5. Entre as teorias científicas do conhecimento, podemos destacar as filogenéticas, as ontogenéticas, a sociologia do conhecimento e a psicologia da percepção.

          Filogénese:

A filogénese estuda a história da evolução humana, nomeadamente a constituição dos seres humanos como sujeitos cognitivos. A paleontologia humana, baseada em inúmeras investigações, afirma que os homens nem sempre tiveram a mesma constituição e  capacidades. A explicação mais consensual é que a evolução da nossa constituição morfológica e funcional, foi feita em simultâneo com o desenvolvimento das nossas capacidades cognitivas (memória, linguagem e pensamento) e esta de forma articulada com o desenvolvimento das nossas realizações e capacidades técnicas. Todos estes factores de forma inter-relacionada contribuiram para gerarem a espécie que hoje somos.

         Ontogénese:

O conhecimento é encarado como um processo de modificações e adaptações ao meio que desde o nascimento  ocorre em todos os seres vivos. Segundo diversos autores, a ontogénese repete a filogenese, isto é, o desenvolvimento da humanidade é como que repetido no desenvolvimento de cada ser.

  Jean Piaget (1896-1980), o criador desta abordagem científica do conhecimento (a Psicologia Genética), começou por estudar o modo como, em cada indivíduo se desenvolve a faculdade de raciocinar (abordagem genética) considerando, deste modo, que esta faculdade  não está pré-constituída aquando do nascimento de uma criança. Chegou à conclusão de que na origem do conhecimento estaria um processo dinâmico em que há uma permanente interacção entre o sujeito e o objecto.

O estudo deste processo de constitutivo das nossas capacidades cognitivas, conduziu Piaget a descobrir  quatro grandes períodos ou estádios que são caracterizados em função das capacidades, de que um indivíduo dispõe para a apreensão e organização da realidade:

1. Estádio da inteligência sensório-motora ( do nascimento aos 2 anos);

2. Estádio da inteligência pré-operatória ( dos 2 aos 7 anos);

3. Estádio das operações concretas  dos 7 anos 12 anos);

4. Estádio das operações formais ou abstractas. 

Cada estádio representa uma forma de equilíbrio mais estável. Nesta perspectiva não existem estruturas inatas. Inata é apenas a necessidade de adaptação ao meio. Esta perspectiva do conhecimento é hoje denominada por construtivismo.

         Sociologia do Conhecimento:

Estuda a construção social da realidade pelos sujeitos, nomeadamente o senso comum.

Carlos Fontes 

Carlos Fontes

 11º Ano - Programa de Filosofia

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