Navegando na Filosofia. Carlos Fontes

Conceitos 

Gerais sobre 

a Ciência

 e o Conhecimento Científico

 

Voltar

 

Síntese da Matéria

 

 

Ciência:

A palavra ciência é de origem latina "Scientia" que provém de "Scire" que significa "aprender" ou "conhecer". O conhecimento científico resulta da investigação reflexiva, metódica  e sistemática da realidade. 

Ele transcende os factos em si mesmos, procura descobrir as  relações que estes possuem entre si, de forma a conhecer leis, normas ou regularidade nas suas variações. 

O objectivo é construir uma teoria explicativa dos fenómenos que seja verificável, e se possível capaz de determinar as leis gerais que regem a sua produção (previsibilidade).

 

O conhecimento científico pode ser caracterizada do seguinte forma:

.

Conhecimento Lógico

O conhecimento científico apresenta-se estruturado de uma forma  lógica, e portanto isento de contradições, construído com base no estudo dos fenómenos através do método das inferências. A construção das proposições e enunciados é elaborado de acordo com um sistema conceptual e teórico. Os procedimentos e as operações lógicas da ciência permitem:

A observação racional e controlada dos fenómenos;

A interpretação e explicação adequada dos fenómenos;

A verificação dos fenómenos, positivados pela experimentação e observação;

A fundamentação dos princípios de generalização ou o estabelecimento dos princípios  e das leis;

A ciência apresenta-se, nesta dimensão, como um conjunto de proposições ou enunciados, que podem ser organizados de forma hierárquica, dos mais elementares para os mais gerais e vice-versa. Em sentido ascendente, a conexão é estabelecida por induções e a descendente por deduções.

.

Conhecimento sistemático

O conhecimento científico apoia-se num sistema de ideias interligadas de forma lógica. Cada ciência possui um conjunto de princípio fundamentais adequados ao estudo de um dado campo de pesquisa, e que suportam uma teoria ou teorias particulares. 

Estas teorias não resultam de uma simples acumulação de factos e explicações, mas são o produto de acumulações selectivas. Os novos conhecimentos tendem a substituir os anteriores que são abandonados. Cada ciência apresenta-se constituída dos seguintes elementos:

Sistema de referências: conjunto de definições de conceitos que se interligam de um modo ordenado e completo, segundo uma directriz lógica.

Teoria ou teorias, com hipóteses explicativas dos fenómenos que são objecto de estudo.

Fontes de informação próprias;

Quadros explicativos das propriedades relacionais dos fenómenos.

Modelos e paradigmas que permitem captar e apreender os factos observados de forma sistemática, e  nos fornecem uma dada interpretação e explicação dos objectos em estudo.

.

Conhecimento verificável

Todo o conhecimento científico é falível, isto é, só é válido enquanto não for refutado pela experiência. Nenhuma experiência contudo nos garante que um dada teoria é verdadeira, mas apenas se a mesma é ou não refutável. Se não o for, podemos admiti-la como verdadeira num dado contexto histórico. Neste sentido, o conhecimento científico não se assume como absoluto, mas apenas como progressivo.

O novo conhecimento científico só pode ser considerado como tal, após a sua aprovação consensual pela comunidade cientifica.

A verificação é o traço distintivo da ciência. 

.

Conhecimento Científico

.

Finalidade Sistematização Verificação
Procura descobrir as características comuns dos fenómenos da mesma espécie e as condições e regularidade da sua ocorrência (causalidade)

.

Sistema de referências

Teorias e hipóteses explicativas

Fontes de Informação

.

Testagem da consistência empírica de um teoria, hipótese ou afirmação.

.

Explicação Acumulação Falibilidade
Apresenta os "porquês" das relações entre os fenómenos estudados.  Enriquecimento contínuo através de novos conhecimentos

A acumulação é feita de forma selectiva.

Conhecimento assumido como falível, mas também como progressivo.

.

Carlos Fontes

 11º Ano - Programa de Filosofia 

Navegando na Filosofia

.