Navegando na Filosofia Carlos Fontes
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Dimensão Discursiva do Trabalho Filosófico | |
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Em Reformulação ! Espera um pouco. Tens outras áreas de estudo para testares os teus conhecimentos | |
| 1. Um argumento válido é aquele cuja conclusão decorre necessariamente das premissas. | Certo ou errado ? |
| 2. Argumentar consiste em apresentar um conjunto de razões que justificam uma dada conclusão. | Certo ou Errado |
| 3. Os argumentos possuem valor de verdade. | Certo ou Errado |
| 4. Na filosofia a argumentação é o único suporte racional de prova. | Certo ou errado ? |
| 5. Verdade e validade são a mesma coisa. | Certo ou Errado |
| 6. A atividade filosófica é essencialmente argumentativa. Inventam-se argumentos, criticam-se argumentos, os quais podem ser mais ou menos consistentes. | Certo ou errado ? |
| 7. Falácia é um argumento válido. | Certo ou Errado |
| 8. A verdade e a validade aplicam-se aos conceitos. | Certo ou Errado |
| 9. As respostas que os filósofos dão aos mais variados problemas designam-se por teses ou teorias. | Certo ou Errado |
| 10. Quando raciocinamos estabelecemos uma relação entre juízos, tendo em vista chegar a uma conclusão. Ex.: Se afirmo que "Todos os alunos procuram o saber" e que "Todos os jovens são alunos", tenho que concluir logicamente que "Todos os jovens procuram o saber". | Certo ou Errado |
| 11. O conceito só se aplica a um único objecto. Ex.: "Esta caneta com que escrevo". | Certo ou Errado |
| 12. As razões que sustentam uma dada tese ou teoria designam-se argumentos. | Certo ou Errado |
| 13. Nos juízos que fazemos utilizamos conceitos, isto é, representações universais de uma coisa. Ex.: Inteligência, Justiça, Bondade. | |
| 14. Se atendermos que o termo "juízo" designa a operação pela qual o espírito humano afirma ou nega algo, então temos que concluir que quando falamos estamos quase sempre a fazer juízos sobre as coisas. Ex.: "O João é muito inteligente, justo e bom para os colegas" | |
| 15. Os lógicos não se preocupam com os métodos ou princípios que lhes permitem distinguir um raciocínio correcto de um raciocínio incorrecto. | |
| 16. A lógica estuda as leis do pensamento. | |
| 17. Uma tese filosófica sem lógica é uma tese sem valor. | Certo ou Errado |
| 18. Num argumento as premissas são independentes da conclusão. | Certo ou Errado |
| 19. Um bom argumento tem que ser válido, embora as premissas e conclusão possam ser falsas. | Certo ou Errado |
| 20. Um mau argumento é inválido, embora as premissas e conclusão possam ser verdadeiras. | |
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