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História da Formação Profissional e da Educação em Portugal

Carlos Fontes

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Idade Moderna - I

Ensino de Música, Dança e Esgrima

O ensino musical durante toda a Idade Média foi feito essencialmente nas catedrais e mosteiros, tendo em vista preparar instrumentistas e vocalistas para o Oficio Divino. Em Portugal durante o século XVI surge as primeiras escolas publicas de "canto de orgão" (1). O ensino privado musical também conhece certa expansão (2).  A cidade de Évora sobressai então no panorama musical português.

Em Vila Viçosa, o "colégio dos reis", seminário criado por D. Teodósio, Duque de Bragança foi até 1713 a principal escola musical do pais. D. João IV interessou-se particularmente pela música como atesta o acervo de obras musicais que reuniu.

A dança era uma das artes de eleição da nobreza, mas também povo. Em 1551 existiam só em Lisboa 14 escolas publicas de dança, o que atesta a sua importância.

O povo "invadia" com as suas danças espaços sagrados, como as igrejas. Desde o século XIV que eram proibidos os bailes nas igrejas, mas as transgressões eram frequentes e prolongaram-se no tempo.  Em 1676, um viajante estrangeiro registou que após o serviço divino, mulheres ricamente enfeitadas na presença do "santíssimo sacramento" dançavam ao som de guitarras e castanholas, cantam modinhas profanas, e faziam cenas pouco condignas para os espaços sagrados (5).

Na mais importante procissão de Lisboa - Corpus Christi - era uma impressionante coreografia de grupos profissionais com as suas alegorias. A irmandade de S. Nicolau de Guimarães estabeleceu nos seus estatutos que uma das receitas destinadas ao culto do santíssimo deveria ser destinada a representações de comédias e danças, tendo irmãos exclusivamente destinados a estas funções. Os espectáculos só terminaram em 1738.   

A nobreza, sobretudo a ligada à corte, tinha uma verdadeira paixão pela dança. Na Crónica de D. João II, Garcia de Resende, ao descrever os festejos nupciais de 1490 do principe D. Afonso, dá conta do interesse da corte pelas danças e cantares de judeus e mouros.

No teatro de Gil Vicente a dança as vicissitudes humanas ocupam o lugar antes concedido à representação de cenas bíblicas. A Companhia de Jesus não descurou a função pedagógica da dança ao usá-la em representações escolares no seus colégios. No colégio da Santo Antão (Lisboa), em 1619, a dança ocupou um espaço privilegiado nas comemorações que aí tiveram lugar aquando da entrada de Filipe II em Lisboa.

O ensino da esgrima era outras das artes próprias dos fidalgos. Em Lisboa, no ano de 1551, existiam 4 escolas.....

 

Em Construção ! 

Carlos Fontes

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Notas:

(1 ) José Sasportes -História da Dança...

(2) Cristovão Rodrigues de Oliveira - Lisboa em 1551...

]. E.